PublicidadePublicidade

NAVEGUE:

Picos, 23/05/2017

barra

Você está lendo a coluna: Geral

CULTURA

Alerp elege dois novos imortais: Chico de Júlio e Chico Miguel

Eleição aconteceu na última sexta-feira, 24 de julho, e a posse está prevista para o próximo mês de agosto

Da Redação - 28/07/2009

.

Em votação secreta realizada às 17 horas da última sexta-feira, 24 de julho, na sede da entidade localizada na praça João de Deus Filho, 289, a Academia de Letras da Região de Picos (Alerp), elegeu dois novos imortais. Trata-se dos escritores e poetas Francisco das Chagas Bezerra Rodrigues, popularmente conhecido como Chico de Júlio e Francisco Miguel de Moura, também conhecido como Chico Miguel.
        
A posse dos eleitos está prevista para acontecer no próximo mês de agosto, numa solenidade que deverá contar com muitos convidados. Chico de Júlio vai ocupar a cadeira número 28, cujo patrono é Francisco de Moura Barbosa (Chico Barbosa) e Francisco Miguel de Moura ocupará a cadeira 29, que tem como patrono o seu pai, Miguel Borges de Moura (Miguel Guarani).
        
Segundo o presidente da Alerp, jornalista Francisco das Chagas de Sousa (Chaguinha), a eleição foi realizada num clima de harmonia e contou com a presença de 11 membros que compareceram pessoalmente para votar e outros 5 votaram por meio eletrônico e via Correios, somando-se 16 votantes.
        
O edital dando conta da abertura de duas novas vagas para a Alerp foi publicado no dia 8 de junho, com prazo de 30 dias, e três candidatos se inscreveram. Francisco das Chagas Bezerra Rodrigues, Francisco Miguel de Moura e a professora da Universidade Federal do Piauí, Cleânia de Sales Silva, que acabou desistindo antes da votação alegando motivos de foro íntimo. Diante disso, os dois outros candidatos tiveram seus nomes deferidos pela Comissão Especial e foram eleitos em votação secreta pelos 16 acadêmicos que participaram do processo.
        
De Acordo com o edital, para concorrer às vagas abertas pela Alerp, os candidatos deveriam ter nascido em Picos ou em qualquer um dos municípios constantes do Regimento ou ainda residir em Picos por mais de 10 anos, possuir obras publicadas ou inéditas de valor artísticos ou literário, apresentar cópia do curriculum vitae acompanhado de duas fotos 3 x 4, além de pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 50,00.
 
Os eleitos
Francisco das Chagas Bezerra Rodrigues, mais conhecido como Chico de Júlio, é natural da Paraíba, mas residiu em Picos por muitos anos, onde exerceu vários cargos e mandatos eletivos, dentre eles o de vereador e presidente da Câmara, vice-prefeito e prefeito. No Maranhão, foi prefeito de Riachão de 1989 a 1992 e de 2001 a 2004. Escritor e membro das Academias de Letras de Pastos Bons e de Aceilândia, é autor dos livros “Noturno” (poesias), “Desse Jeito” (contos) e “Tião da Trisidela” (romance).

Nascido em Francisco Santos (outrora jenipapeiro), município de Picos em 16 de junho de 1933; Francisco Miguel de Moura, também conhecido como Chico Miguel, é escritor, cronista, romancista, poeta e crítico literário com várias obras publicadas, dentre elas “Areias” (poemas), “A Poesia Social de Castro Alves”, “Linguagem e Comunicação em O. G. Rego de Carvalho”, “Bar Carnaúba”, “Laços de Poder” (romance), "Rio Subterrâneo”, “Vir@gens” (poemas), “D. Xicote” (romance), "Antologia (poemas)”, dentre outros.

 

 

ComentarVersão impressãoEnviar por email

 

 

COMENTÁRIOS DESTA MATÉRIA

João Erismá de Moura :: erismajmoura@ibest.com.br :: Origem: 200.181.33.220 :: 31/07/2009 :: 14:27:31 | A Academia de Letras da Região de Picos só tem a ganhar com o ingresso de dois grandes vultos da cultura piauiense. Parabéns aos dois Chicos que irão somar naquele Sodalício. Parabéns,também, aos confrades (16) que exerceram o direito de votar na escolha dos mencionados nomes. Não compreendo a abstenção de votos de alguns que, mesmo com toda facilidade que lhes é oferecida, se omitem em exercer um direito e ao mesmo tempo uma obrigação ao escolher o nome de um colega. Erismá de Moura.

Firmino Libório Leal :: liborio.leal@gmail.com :: Origem: 201.48.86.252 :: 29/07/2009 :: 13:11:34 | Merecida escolha. Chico de Júlio foi um pioneiro do jornalismo picoense, além de fundador da Rádio Luar do Sertão, ele mesmo encarregava-se das apresentações dos noticiários esporádicos que a Rádio apresentava. Um poema de sua autoria: “Meu Picos Veio”, é uma pérola; uma declaração de amor a Picos. O imortal Chico Miguel dispensa comentários. Um homem extraordinário, humanista, poeta, patriota estremado. Elevou o nome de nossa terra além-fronteiras. O Piauí lhe deve muito e o Brasil precisa conhecê-lo.

 

 

OUTRAS DESTA COLUNA:

19/05/2017 :: Colégio Machado de Assis realiza Mega Revisão para concurso da PM-PI

19/05/2017 :: DNIT confirma recuperação das vias laterais da Senador Helvídio Nunes

19/05/2017 :: População opina sobre cobrança da “Taxa do Lixo”

19/05/2017 :: Piauí é o 2º do Nordeste na geração de empregos formais

19/05/2017 :: Vacinação contra gripe poderá ser prorrogada em Picos

19/05/2017 :: Empresa abandona obra do asfaltamento da estrada que liga Picos a Itainópolis

17/05/2017 :: Divulgada concorrência para concurso da Polícia Militar do Piauí

17/05/2017 :: Família de Itainópolis oferece recompensa por homem desaparecido

17/05/2017 :: Suspeito de ser informante de quadrilha é preso em Picos

17/05/2017 :: PM usa helicóptero para detectar pontos de venda de drogas em Picos

16/05/2017 :: Jogador de futebol amador morre após sofrer convulsão dentro de campo na região de Picos

16/05/2017 :: Carteira de habilitação estreia QR Code

16/05/2017 :: Wellington trata de investimentos com Embaixada do Brasil em Berlim

16/05/2017 :: Polícia realiza apreensão de drogas no bairro Morada do Sol

15/05/2017 :: Paulistana: Adolescentes com arma de brinquedo fazem reféns durante assalto a farmácia

 

[ Veja todas desta coluna ]

Prefeitura de Picos

Publicidade

Frei Galvão Nordeste CDs e Celular Emproagro
Sest SenatTelões para eventos - Alugue já! Clique aqui!

© portalfcs 2005-2007 — Todos os direitos Reservados

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.


Warning: mysql_close(): supplied argument is not a valid MySQL-Link resource in /home/storage/6/9c/4a/portalfcs/public_html/home.php on line 443